Conheça 3 formas de proteção financeira
Incertos com o cumprimento de seus compromissos financeiros na atual crise, os brasileiros passaram a se preocupar mais com a proteção financeira do grupo familiar. Como solução, muitos passaram a investir em algumas opções de seguros — como o prestamista, que cobre prestações de imóveis, por exemplo, caso o contratante sofra com uma invalidez, desemprego ou morte.
Além desse, os seguros de vida, viagem e educacional vêm sendo muito procurados desde 2015, segundo levantamento da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi). Nesse cenário, a prevenção financeira é uma realidade que precisa ser pensada.
A importância da proteção financeira
As pessoas não têm o hábito de poupar ou investir pensando no futuro, nem cogitam a possibilidade de eventualidades e custos extras que possam extrapolar o planejamento financeiro.
Comprovando essa realidade, uma pesquisa feita pelo SPC Brasil e CNDL indica que apenas 7% dos brasileiros fazem uma reserva fixa mensal. Isso explica a quantidade de pessoas desamparadas após perderem o emprego, além dos altos índices de inadimplência.
Independentemente do cenário econômico, ter uma proteção financeira é uma forma de garantir mais tranquilidade em momentos de dificuldades, quando a situação por si só gera estresse e preocupações.
Logo, adotar iniciativas de proteção da sua renda é fundamental para que se consiga manter os custos e qualidade de vida em situações em que haja a impossibilidade de trabalhar ou a perda de renda.
3 formas de proteção financeira
1. Investimentos
Já pensou nas possibilidades de investimento? É essencial buscar alternativas para alcançar a sua longevidade financeira e não é preciso muito para começar. Entretanto, quanto mais recursos você tiver, maiores serão as vantagens.
2. Seguro educacional
O seguro educacional é geralmente oferecido como opção por instituições de ensino no momento da matrícula. Contudo, cresceu a busca dos próprios pais pela contratação desses planos, muito em função da preocupação com o desemprego.
Este tipo de seguro cobre o pagamento das despesas e mensalidades escolares ou acadêmicas até o fim do curso em decorrência de morte natural ou acidental e invalidez permanente do responsável legal pelo aluno.
3. Seguro de vida
A contratação do seguro de vida e acidentes pessoais dá suporte financeiro imediato aos beneficiários após certas causalidades. Dentro dele, há a opção de seguro contra doenças graves, que concede indenizações previstas na apólice do contrato caso o segurado seja acometido por Alzheimer, câncer, AVC, infarto, entre outros.
Vale destacar que a proteção oferecida pelo seguro de vida, ao contrário do que muita gente pensa, pode ser utilizada pelo segurado ainda em vida.
Fonte:InfoMoney
Quer saber quais as melhores estratégias para proteger você e sua família? Entre agora mesmo em contato e receba uma consultoria personalizada!
Blog
Confira nossos outros posts