É possível receber seguro de vida em vida?
Quem pensa em fazer um seguro de vida já deve ter se questionado se esse recurso pode ser utilizado em vida pelo segurado.
Isso ocorre porque essa proteção é, muitas vezes, relacionada apenas à situação de morte de quem a contrata. Porém, a depender das coberturas, existe a possibilidade de sua utilização ainda em vida.
É fundamental entender como o seguro de vida funciona e em quais casos ele pode ser utilizado sem que haja a morte do segurado. Dessa maneira, ao contratá-lo, você saberá como acioná-lo e como aproveitar as vantagens oferecidas.
Afinal, será possível usar o seguro de vida estando vivo?
O que é um seguro de vida?
O seguro de vida é uma proteção que as pessoas podem contratar para que, diante de situações como falecimento ou outras que prejudiquem a saúde, o bem-estar e o sustento de uma família, seja paga uma indenização.
Essa modalidade de seguro gera indenização tanto para segurados quanto para seus beneficiários, como familiares.
É possível usufruir seguro de vida em vida?
A principal cobertura de um seguro de vida é o falecimento do segurado, seja por causa natural ou acidental, caso esteja descrito na apólice.
Porém, é importante saber que o seguro de vida pode funcionar para situações diversas, sendo que as principais são:
- morte por causas naturais e/ou acidentais: situação que prevê indenização para beneficiários do segurado, se a morte ocorrer durante a vigência da apólice de seguro;
- invalidez permanente total ou parcial por acidente (IPA): situação em que o segurado sofre algum acidente que o impeça de trabalhar. Essa cobertura cobre invalidez permanente, perda, redução, ou impotência funcional de algum membro ou órgão por lesão física causada;
- invalidez funcional permanente total por doença: situação que inviabiliza a autonomia de uma pessoa segurada por causa de um quadro clínico sério;
- Invalidez permanente total por doença: quando uma doença sem reabilitação impede o segurado de trabalhar com aquilo que gerava renda;
- Doenças graves: quando o segurado tem diagnóstico de câncer, infarto agudo no miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC), entre outros, o que aumenta o risco de morte ou invalidez.
Dessa maneira, o seguro de vida pode ser utilizado em vida caso a apólice do seguro tenha coberturas que estabeleçam o pagamento de indenização ou outra forma de proteção que não envolva, necessariamente, a morte do segurado, como é o caso da invalidez.
A depender da cobertura, também é possível usar o seguro de vida para obter assistências, como diárias em internação hospitalar, consultas, exames e descontos em compras de medicamentos.
Fonte: Banco Pan
Deseja conhecer a melhor opção de Seguro de Vida para o seu perfil? Entre em contato agora mesmo e receba uma recomendação personalizada.
Blog
Confira nossos outros posts